Como o anticoncepcional oral afeta a fertilidade

Muitas mulheres acreditam que usar anticoncepcional oral por vários anos pode prejudicar a fertilidade e dificultar a gravidez, levando mais tempo para concretizar o sonho de ser mãe. Mas isso depende do anticoncepcional usado.

Um estudo publicado em revista especializada mostrou que as chances podem ser ainda maiores de engravidar após o uso da pílula. Segundo a pesquisa, mulheres que tomaram anticoncepcional por mais de quatro anos têm mais chances de engravidar dentro de um ano do que mulheres que tomaram a pílula por cerca de dois anos.

O estudo foi mais além e afirmou que mulheres que se utilizaram desse método por mais de 12 anos teriam ainda mais chances de conseguir engravidar. Como a pílula é feita de estrogênio e progesterona, parecidos com os que o corpo humano produz. Como os hormônios interrompem as ovulações, quando a mulher suspende o uso de anticoncepcional, a fertilidade fica mais preservada porque ela terá menos ovulações.

Por isso, quando a mulher decide engravidar, o mais aconselhável é consultar um profissional para ser avaliada e receber todas as orientações necessárias para que o sonho de ser mãe possa ser concretizado.