Existe relação entre alimentação e fertilidade?

Uma das dúvidas mais comuns é se existe alguma ligação entre nossa dieta e a chance de conseguir engravidar. Para quem deseja ser mãe e continua comendo besteiras, recomendamos mudar esse hábito: o organismo deve permanecer em equilíbrio, pois melhora a fertilidade. A reprodução, assim como outras funções do organismo, também necessita de vitaminas e minerais. 

A deficiência de vitamina B6, por exemplo, está associada à síndrome pré-menstrual e à depressão. A carência de ácido fólico na concepção e no início da gravidez está associada com algumas malformações fetais.

A vitamina E e o zinco possuem um importante papel no desenvolvimento dos espermatozoides. Já a vitamina C melhora a movimentação dos espermatozoides, atuando também no desenvolvimento dos óvulos. Além disto, a vitamina C, por ser um antioxidante, protege o sistema reprodutivo de homens e mulheres expostos a agentes nocivos.

Assim, reduzir a ingestão de açúcar, carboidratos refinados, gordura animal e bebidas alcoólicas, bem como aumentar a quantidade de frutas e vegetais, pode ser um bom começo para casais que pretendem engravidar.

Drª Isabel de Almeida – Porto Alegre