Sobre: Fertilidade – Um projeto de Vida -parte 1

Nas últimas semanas tem-se visto na mídia programas sobre infertilidade, um problema que atinge cerca de 15% dos casais. 
Dentre as principais causas de infertilidade estão problemas relacionados às tubas uterinas, endometriose, alterações na quantidade e na qualidade dos espermatozoides e problemas hormonais. Além disso, alterações de peso, fumo, álcool, sedentarismo e idade mais avançada também podem dificultar o processo reprodutivo.

Hoje, muitas mulheres têm postergado a idade da primeira gravidez, mas é importante lembrar que com o passar dos anos os óvulos diminuem e perdem qualidade, o que pode dificultar a gestação, principalmente depois dos 40 anos. Pensando nisto, muitas mulheres têm buscado o congelamento de óvulos, que , preferencialmente, deve ser realizado até os 35 anos. Embora não seja uma garantia absoluta de que a gravidez vá ocorrer, as mulheres que congelam óvulos, seja por postergação da maternidade ou por problemas de saúde, como câncer, aumentam as suas chances de gestar no futuro, quando sua reserva ovariana estiver em declínio.

Fonte: Fantástico (GLOBO) e Dra Isabel Almeida.